[Vídeo do projeto]

Equipa: Grupo 09:
João Sousa (Coord.) , Beatriz Quinta , Mariana Valente , Micaela Araújo , Soraia Souto
Empresa: FacilityARTS
Orientadores: Prof. Pedro Cabral (DETI)
Eng. João Marques Pereira (FacilityARTS)

O projeto desenvolvido consiste na construção de um protótipo no qual foram integrados 3 sensores (temperatura, pressão e caudal) e uma válvula controlada por software. Os sensores retiram dados acerca das caraterísticas da água e a válvula faculta a possibilidade de abrir ou fechar o fluxo de água. Os dados obtidos são mostrados num LCD que contém 2 botões que facilitam a interação humana, permitindo mudar de variável em variável (temperatura, pressão e caudal). Para conseguir retirar os dados, foi usado um Arduino. Por fim, uma PCB foi construída, sendo que esta está armazenada no interior de uma caixa desenhada pela equipa.

Aqui deve ir o texto completo do Projeto. Não deve repetir o que está no resumo escrito em cima.

Desafio

Inicialmente, era proposto que fosse desenvolvido hardware para a construção de um transdutor de fluxo de água multi-funcional que possibilitasse a integração das seguintes funcionalidades: detetar fluxo de água, contabilizar o seu volume, medir a sua pressão e temperatura e, ainda, fechar ou abrir o fluxo através de uma válvula. Também era necessário que o aparelho desenvolvido pudesse comunicar para a rede da “Smart City” através de um rádio, receber comandos da central de comunicações e enviar informação interna do dispositivo. A alimentação devia ser feita através de baterias de lítio de 3.65 V. Por fim, para a interação homem-máquina era necessário utilizar um LCD que mostrasse os valores de temperatura, caudal e pressão, sendo que o LCD devia interagir com um fotodíodo para ligar, desligar ou inverter o ecrã. Assim, o objetivo final seria desenvolver uma PCB ou várias PCBs. O grupo ainda tinha proposto o desenvolvimento de uma interface gráfica para a monitorização dos dados recebidos do dispositivo.

Resultados

Terminado o projeto, foi possível a montagem de um protótipo físico que consiste na utilização de 3 sensores (temperatura, pressão e caudal) e de uma válvula. É possível obter dados destes sensores e observar os seus valores num LCD no qual são utilizados 2 botões para alternar entre as variáveis que pretendemos observar. Um dos botões permite andar para a frente e o outro para trás. Também foi possível implementar a abertura e fecho da válvula, sendo que isto é controlado usando o Arduino, pois este é responsável pelo fornecimento ou não de corrente à válvula. Com isto, foi possível desenhar a PCB pretendida e, ainda, uma caixa em modelação 3D que permite armazenar a PCB, o Arduino e o LCD.

Mais informação

Todas as outras informações para ajudar a compreender o projecto e as realizações da equipa: fotos do sistema em construção, diagramas, testes, …

Lembrem-se que o objectivo é apresentar o que foi alcançado com o projecto e o valor do projecto para os seus utilizadores. As vantagens do projecto, a razão de ser do projecto, devem ser claras para qualquer pessoa que leia a página. Os detalhes técnicos são relevantes, mas devem ser utilizados para enfatizar as realizações do seu projecto e na medida em que sejam úteis para compreender o resultado do projecto.

Texto alternativo

Como incluir imagens e tabelas

A linguagem “markdown” tem comandos específicos para incluir figuras e tabelas, que são mais simples do que os códigos HTML correspondentes. O código para incluir uma imagem é o seguinte:

Texto alternativo

Para simplificar, a imagem é colocada na mesma pasta que o template do projeto. Se for preciso definir o tamanho da imagem, pode usar-se o seguinte exemplo 1:

Texto alternativo

Para tabelas, a estrutura é a seguinte:

Header One Header Two
Item One Item Two
Another item And another one

Em alternativa à sintaxe Markdown, é sempre possível utilizar a sintaxe html. Embora mais complexa, é também mais segura quando é necessário fazer alguma manipulação dos elementos que se quer apresentar. Por exemplo, alterar a dimensão de uma imagem (nem todos os interpretadores de MarkDown suportam a formação indicada acima) ou definir a formatação de uma tabela (cor do fundo, largura e tipo das linhas, …)

Texto alternativo

Em tabelas também:

Legenda da tabela
Header One Header Two
Item one Item Two
Another Item And another one
Two columns
  1. Nem todos os interpretadores de Markdown suportam esta formatação.