[Vídeo do projeto]

Equipa: Grupo 10:
Vasco Pinho (Coord.) , Bruno Feitais , Pedro Rodrigues , Pedro Maia , Tomás Silva
Empresa: OLI-Sistemas Sanitarios SA
Orientadores: Prof. Nuno Borges Carvalho (DETI)
Eng. Marcelo Pereira (OLI-Sistemas Sanitarios SA)

A necessidade de modernização do sistema do autoclismo leva a que seja necessária a transmissão energia sem alterar todo compartimento de uma casa de banho. A solução proposta é um carregamento de energia sem fios, garantindo eficiência energética. O objetivo final é criar um sistema de comunicação feedback Bluetooth Low Energy entre o transmissor e o recetor, garantindo que o autoclismo esteja sempre com a capacidade energética necessária.

Desafio

O desafio proposto pela empresa OLI-Sistemas Sanitários, SA passa pelo desenvolvimento de uma solução que simplifique a carga energética do sistema eletrónico do autoclismo. Devido à massificação de sistemas dependentes de energia como o Washlet, existe o problema de fazer chegar a energia elétrica a esses sistemas de forma segura e eficiente, especialmente em casos de retrofitting onde a modernização da casa de banho é desejada sem a alteração total da divisão. O desafio apresentado, consiste no carregamento de energia sem fios à distância por ondas rádio de baixa latência, com um recetor e um transmissor, sendo que os dispositivos eletrónicos escolhidos terão um baixo consumo energético para garantir a fidelidade do sistema. No final, esta tecnologia seria um ponto de partida na evolução do carregamento dos diferentes dispositivos eletrónicos, convertendo assim os cabos convencionais em sistemas de receção e transmissão de energia.

Resultados

Devido à complexidade do projeto para o reduzido tempo de execução, desenvolveu-se um sistema de comunicação feedback entre um transmissor de energia e um recetor, atráves de BLE (Bluetooth Low Energy). A comunicação é efetuada entre dois ESP32-S3.

Texto alternativo

Este sistema permite avaliar o valor da corrente da bateria quando existe uma descarga do autoclismo. O transmissor de energia recebe o valor da corrente do recetor, quando o carga da bateria é reduzida verifica-se então que é necessário proceder ao carregamento da bateria.

Texto alternativo

Foi criado abaixo o circuito protótipo para a execução desta função de leitura e envio do valor de corrente para o nosso transmissor de energia. Para ser observável a funcionalidade , susbtituímos o envio de energia pelo ander dum led incorporado no ESP32-S3.

Texto alternativo